Português

Debates Incômodos: “Privilégio Branco”

9 de setembro de 2020

A professora Geísa Mattos está organizando uma série de debates em forma de lives no seu Instagram profissional @geisasociologia, sobre o tema das relações raciais com foco no tema da branquitude.

Geísa vem se dedicando a pesquisar movimentos contra o racismo desde o seu pós-doutorado, realizado no PhD Program in Sociology, City University of New York, iniciado em 2015 e finalizado em 2016. Desde o ano passado, vem se dedicando mais especificamente aos estudos sobre o papel dos brancos progressistas nas lutas antirracistas.

Para esta série de lives, ela convidou jovens feministas que vem se dedicando ao ativismo antirracista como influenciadoras digitais. A primeira live acontece nesta quinta-feira, dia 10, às 19:30, com Babi Cady, que atualmente tem mais de 12 mil seguidores que acompanham suas viagens pelo mundo há 4 anos, desde que deixou uma carreira numa multinacional para viajar pelo mundo. Ela começou a se interessar por se tornar antirracista em suas viagens pelo continente africano, em que se percebendo branca, começou a questionar o papel dos brancos na luta pela superação do racismo estrutural.

A cada quinta-feira apresentaremos aqui no site do Departamento e do PPGS a convidada da semana desta série de debates intitulada “Debates incômodos: privilégio branco”.

Atividade aberta ao público.