Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Ciências Sociais

Área do conteúdo

Mediações e Cultura de Paz — Curso de Extensão

Data de publicação: 7 de dezembro de 2020. Categoria: Eventos

Inscrição em docs.google.com/forms.

O Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC) tem uma vasta experiência com pesquisa nas temáticas da violência, conflitos sociais, criminalidade, segurança pública e violações de direitos humanos. Inspirados principalmente na obra do visionário Marshall Rosenberg, ofertamos este projeto de extensão constituído por “lives” quinzenais destinadas a reflexões e compartilhamento de bibliografias, práticas de meditação e outras ferramentas de autoconhecimento e terapêuticas holísticas. Tais temas e saberes serão abordados à luz de autores e conceitos clássicos e contemporâneos da Antropologia, Sociologia e Humanidades, sobretudo pesquisas e debates relacionados a mediações de conflitos, dialogias interculturais, respeito às diferenças, possibilidades interativas e de comunicações não violentas.

O projeto “Mediações e Cultura de Paz” constará de sessões quinzenais de 90 minutos e será ministrado pelos professores Jania Perla Diógenes de Aquino, César Barreira, Luiz Fábio Paiva, Suiany Silva de Moraes e convidados.

A unidade referente ao semestre letivo 2020.2 constará de 8 sessões, iniciando no mês de dezembro de 2020 e com término em abril de 2021. Cada encontro terá 90 minutos de duração, contemplando exposições e comentários dos participantes, bem como rodadas de perguntas e considerações do público, inscrito ou não. Ao final de cada unidade semestral, será emitido certificado de participação referente a 12h, mediante participação em 75% dos encontros. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Laboratório de Estudos da Violência — LEVUFC.

INFORMAÇÃO RELEVANTE: a inscrição é totalmente gratuita. Poderá se inscrever qualquer pessoa com ou sem vínculo com a Universidade Federal do Ceará, desde que possua domínio mínimo da língua portuguesa, que a possibilite acompanhar as sessões.

PROGRAMAÇÃO* (referente ao período de dezembro de 2020 a abril de 2021):

1ª sessão: Convite à LEVeza
Data: 14/12/20 às 17h.

2ª: “Viver” o tempo presente.
Data: 14/01/21 às 17h

3ª: Meditação e Autoconhecimento.
Data: 28/01/2021 às 17h

4ª: Mediação e Cultura de Paz.
Data: 11/02/21 às 17h

5ª: Convivialismo e conflitos sociais.
Data: 25/02/21 às 17h

6ª: O poder da ancestralidade e o fortalecimento do ser.
Data: 11/03/21 às 17h

7ª: Os papéis das emoções na tomada de decisões.
Data: 25/03/21

8ª Astrologia e vida cotidiana.
Data: 08/04/21

*Programação sujeita a alteração de acordo com a agenda dos convidados e inserção de sessões extraordinárias, cuja participação será opcional aos que irão solicitar certificado de participação.

Acessar Ir para o topo