Português

#ObsEntrevista: Artista e ativista, João Silvério Trevisan abre discussão sobre Diversidade sexual, Cultura e “Artivismo”

9 de outubro de 2020

“Naquele momento criar um espaço em que as pessoas pudessem se encontrar e discutir sobre suas necessidades, que iam além do mercado da carne, era crucial pra gente”.

Em entrevista ao Portal de Notícias do Observatório Nacional da Política LGBT, sob edição do Professor Marcelo Natividade, o escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor e cineasta, João Silvério Trevisan rememora seu histórico de ativismo durante a década de 70, em tempos de forte repressão militar, LGBTfobia e perseguição a todo tipo de manifestação artística e política que fossem consideradas como “subversivas”. Circunstâncias, as quais, motivaram o exílio do ativista para os Estados Unidos ainda em 1971.

Falando ao nosso jornalista colaborador, Júnior Ratts, Trevisan também expõe detalhes sobre sua participação na fundação do primeiro grupo brasileiro de afirmação e defesa dos direitos LGBT, o Grupo Somos, em 1978, que consolidou politicamente o movimento no país, além de discutir sobre a relação da arte com a militância LGBTQIA+ e como a literatura contribui nesse vínculo.

Confira a entrevista na íntegra: observatoriolgbtof.wixsite.com/observatorio/post/entrevista-joão-silvério-trevisan-abre-discussão-sobre-diversidade-sexual-cultura-e-artivismo

Siga o Observatório também no Instagram: www.instagram.com/p/CGH1qX_lNgh/?igshid=11p7l4ipt1ysd