Português

Minicurso sobre Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade

11 de julho de 2020

𝑪𝑬𝑺𝑳𝑨 𝑨𝑷𝑹𝑬𝑺𝑬𝑵𝑻𝑨 𝑴𝑰𝑵𝑰𝑪𝑼𝑹𝑺𝑶 𝑺𝑶𝑩𝑹𝑬 𝑴𝑶𝑫𝑬𝑹𝑵𝑰𝑫𝑨𝑫𝑬/𝑪𝑶𝑳𝑶𝑵𝑰𝑨𝑳𝑰𝑫𝑨𝑫𝑬/𝑫𝑬𝑪𝑶𝑳𝑶𝑵𝑰𝑨𝑳𝑰𝑫𝑨𝑫𝑬

Modernidade/Colonialidade/decolonialidade é um curso sobre parte da produção teórica de alguns intelectuais que fazem parte da Rede Latino-americana Modernidade/Colonialidade, pensamento crítico latino-americano que a partir do final do século XX passou a questionar o lugar da América Latina na formação do sistema mundo moderno/colonial e fazer a defesa de um giro decolonial.

O objetivo do curso é apresentar aos interessados, por meio de leituras, exposições, diálogos, debates e reflexões coletivas, ideias e conceitos de Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Ramón Grosfoguel e Edgardo Lander. Espera-se que o curso possa ser uma forma de estimular os participantes na busca de aprofundamento desses autores no conjunto de suas obras e ampliar seu conhecimento sobre outros autores e obras do pensamento crítico Latino-americano.

O Curso tem uma carga horária de 12 horas virtuais e 20 horas dedicadas à leituras e elaboração do trabalho final, totalizado 32 horas. Os pré-requisitos para o recebimento do certificado são a participação mínima em 75% nos encontros virtuais e a entrega do trabalho final, a ser orientado pelo facilitador virtual. Quem não desejar receber certificado pode participar dos encontros virtuais livremente.

O curso se desenvolverá no período de 2 a 27 de agosto de 2020, nas segundas e quintas feiras, das 10 às 11h30min da manhã. O material permanecerá disponível para quem se inscreveu e não puder acompanhar as aulas ao vivo. Após o período de encontros virtuais, o facilitador estará disponível para orientação do trabalho final, sendo necessário o agendamento individua para os que precisarem de orientação. O trabalho será detalhado na primeira semana de curso e deverá ser entregue até o dia 10 de setembro. No primeiro encontro será repassado o material de leitura para os participantes.

Inscrições pelo link: bityli.com/3gA5V