Branquitude e Racialização de Classe no México

Data: dia 18/11, 14h
Local: YouTube do NERI-UFC
Cartaz do evento

As dinâmicas do racismo na América Latina apresentam muitas semelhanças entre si, especialmente quando se considera a negação do privilégio da Branquitude em países onde o mito da mestiçagem se fez presente de forma marcante.

Na próxima quinta-feira, 18/11, teremos a oportunidade de conversar sobre isso com um dos mais importantes pesquisadores sobre elites no México, o sociólogo Hugo Ceron-Anaya vai ministrar aula pública com o tema Branquitude e Racialização de Classe no México. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará,  por meio do curso eletivo ofertado este semestre, Racismo e Branquitude, e do do Núcleo de Estudos em Raça e Interssecionalidades (NERI).

Hugo Cerón-Anaya é Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Essex, na Inglaterra, e Professor de Sociologia na Lehigh University na Pensilvânia, Estados Unidos. Seu trabalho centra-se na análise de hierarquias, desigualdades e privilégios, particularmente interessado em  como as estruturas de classe, as dinâmicas racializadas e as relações de gênero influenciam o comportamento e percepções entre as classes média alta e alta no México.

Com esta abordagem, Hugo Cerón Anaya busca entender como o privilégio da branquitude é reproduzido através de
práticas normalizadas no dia-a-dia.

Ele é o autor do livro “Privilege at Play: Class, Race, Gender, and Golf in México” (Oxford University Press, New York, 2019).

Atualmente é Pesquisador Visitante no Centro de Estudos Avançados da América Latina da Universidade de Guadalajara, no México, onde está começando um estudo sobre escolas de elite locais.

A aula aberta pode ser assistida através da página do Núcleo de Estudos em Raça e Interssecionalidades (NERI), no YouTube, no próximo dia 18 de novembro, quinta-feira, de 14h às 16h. Comentários e questões para o autor serão bem vindas através do chat. A palestra será em espanhol.

Agradecemos à Sabrina Maria, integrante do NERI, pelo flyer de divulgação e por todo o apoio à realização deste evento. Agradecemos também ao coordenador do PPGS, Fábio Gentile, e ao doutorando do PPGS, Fernando Bralo, pelo apoio para tradução das perguntas ao palestrante.
Link para assistir ao evento: https://www.youtube.com/channel/UCd7OgdSNkn9Zayha49VMwng