Português

Seminários de Pesquisa GEPE – Indígenas Segurados Especiais: reflexões antropológicas sobre decisões judiciais no Ceará

13 de março de 2021

O Grupo de Estudos e Pesquisa Étnicas (GEPE-UFC/CNPq) convida para mais um seminário dos “Seminários de Pesquisa GEPE 2021”. Teremos o seminário “Indígenas Segurados Especiais: reflexões antropológicas sobre decisões judiciais no Ceará”, com a mestre Laís Rodrigues, dia 19 de março, às 9:30.

O linque para acesso ao evento será divulgado 2 (duas) horas antes do início do evento, no site do GEPE: www.gepe.ufc.br

Mais informações abaixo:

Mais Informações – Seminário GEPE Laís Rodrigues

Se a partir de 1988 inaugura-se o reconhecimento do direito indígena a suas tradições, crenças e costumes, há mais de 30 anos cabe ao Poder Judiciário agir de acordo com e em respeito a esses princípios.

O que ocorre, entretanto, quando indígenas classificados como segurados especiais dão entrada em ações judiciais para tentar reverter indeferimentos de benefícios previdenciários pelo INSS? O que as decisões podem nos dizer a respeito das versões judicialmente conflitantes dos mundos indígena e não-indígena? E o que as próprias sentenças e acórdãos produzem?

O seminário tratará de pesquisa realizada no âmbito jurídico, mas com questionamentos de perspectiva antropológica acerca de conceitos como cidadania, prova e verdade a partir de decisões judiciais de ações movidas por indígenas no Ceará.