Prof. Alexandre Vale divulga Cinedebate “Só falta o filme”:o audiovisual como dispositivo de conhecimento.

Data de publicação: 21 de maio de 2021. Categoria: Sem categoria

Descrição da imagem: o tipo de evento divulgado ”Cinedebate” aparece no primeiro terço superior da imagem sobre um fundo que imita um pedaço rasgado de papel branco amassado, em letras grandes, pretas, maiúsculas, grossas e espaçadas. O título do evento “Só falta o filme”: o audiovisual como dispositivo de conhecimento aparece centralizado logo abaixo, em letras médias, pretas e minúsculas. A frase “Apresentação do projeto de extensão por Alexandre Vale (UFC)” aparece logo abaixo, à direita, em letras pequenas, pretas e maiúsculas.
O título do filme que será exibido e debatido no evento aparece no segundo terço da imagem sobre um fundo fotográfico da ponte de pedra marrom do Poço da Draga sob o mar fortemente azul, com algumas pessoas transitando por ela. A data e horário do evento “21/ MAIO ÀS 16H” aparecem logo depois, destacadas em letras e números grandes na cor branca, maiúsculas tanto finas quanto grossas, localizadas do lado direito da imagem. Abaixo, em posição central, são ilustradas três fotografias dos participantes do filme: da direita para esquerda aparecem em sequência uma mulher de aparentemente 35 anos, magra de pele negra, cabelos soltos, ondulados e escuro, de blusa de alça na cor azul, em seguida outra mulher também jovem, magra de pele negra, cabelos escuros e preso em um coque, de blusa de manga curta laranja, ao seu lado outra mulher um pouco mais velha, de pele negra, gorda, cabelos escuros e preso em um rabo de cavalo, de blusa de alça na cor preta e, por fim, um homem que aparenta ter 50 anos, gordo de pele negra e blusa preta com traços vermelhos direcionando à câmera uma foto.
No terceiro terço do cartaz, a parte inferior, dando continuidade à proposta de fundo que reproduz um pedaço rasgado de papel branco amassado, encontra-se, do lado direito, uma breve biografia de Elisa em letras pequenas, pretas, maiúsculas e minúsculas “Elisa Alencar é cientista social, pesquisadora e produtora cultural. Licenciada e bacharelanda em Ciências Sociais pela UFC. É vice-coordenadora do Núcleo de Imagens e Som em Antropologia- Cabaça Filmes. É realizadora do curta documentário Nos Pódios da Draga”, ao lado esquerdo em um molde circular está a fotografia dela, uma mulher magra e jovem, que tem cabelo claro e liso, de pele branca, está usando óculos e colar.
Adiante, ainda no mesmo fundo, do lado direito, tem-se em um molde circular uma fotografia de Álvaro que tem pele negra, cabelo escuro, está usando máscara na cor branca e posiciona-se ao lado de uma câmera na cor preta. Do lado esquerdo está um breve biografia de Álvaro em letras pequenas, pretas, maiúsculas e minúsculas “Álvaro Graça Júnior é negro, cearense, pesquisador, artista visual, com trabalhos em fotografia e cinema- do documental à experimentação. Atualmente trabalha na UFC TV, desenvolvendo matéria nas áreas de pesquisa e extensão.“
Abaixo, no último pequeno espaço do terceiro terço do cartaz, do lado esquerdo aparece a palavra “Realização“ em letras pequenas, pretas e maiúsculas, que tem por finalidade apresentar as unidades parceiras, que estão em ordem, iniciadas pelo lado direito até o canto inferior esquerdo, são elas, a representação do Núcleo de imagem e som, escrito com letras pretas maiúsculas e minúsculas “ Cabaça Filmes “, depois, o símbolo do Labome, redigido com letras minúsculas, com um microfone imitando o “ L “ e seu nome abaixo em letras pretas, pequenas e maiúsculas “ LABORATÓRIO DAS MEMÓRIAS E DAS PRÁTICAS COTIDIANAS, em seguida o logotipo da Universidade Federal do Ceará, com seu nome escrito em letras pretas, pequenas e maiúsculas “ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ “, por fim, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, representada por sua marca e por seu nome escrito em letras pretas, maiúsculas e pequenas “ UNIVERSIDADE ESTADUAL.