Fortaleza é uma das cidades mais desiguais do mundo. Os 10% mais ricos da cidade ganham, em média, 16,6 vezes mais do que os 40% mais pobres (Boletim Desigualdade nas Metrópoles, Observatório das Metrópoles, 2021).
Estas disparidades na cidade têm estimulado muitos estudos sobre pobreza, porém ainda são raras as pesquisas no campo da sociologia urbana que tenham como foco os 10% mais ricos e as formas como essas desigualdades se refletem nos usos dos espaços públicos.
Para compreender as práticas das elites em seus modos de ampliação de seus privilégios no tecido urbano, estamos promovendo, no dia do aniversário da cidade, próximo 13 de abril, a mesa “A Fortaleza das Elites”: apropriações dos espaços públicos na cidade.
O vereador de Fortaleza Gabriel Aguiar (PSOL), abrirá a discussão, às 16h30, apresentando a palestra “Outorga Onerosa, Licenciamento Ambiental e Áreas de Risco. Como a Fortaleza das Elites utiliza ferramentas urbanísticas para perpetuar exclusões, degradar a natureza e aprofundar marginalidades”.
Em seguida é a vez do geógrafo Eustógio Dantas(PPGEO/UFC), trazendo a perspectiva histórica e geográfica da apropriação do litoral pelas elites.
Irlys Barreira (Professora do PPGS/UFC) vai abordar as formas urbanas de segregação, enfatizando o tema da desigualdades e evitação social das “misturas”.
Fabio Macedo (Doutorando pelo PPGS/UFC), apresenta sua pesquisa etnográfica sobre a prática de esportes na beira-mar, e os modos de hierarquização social e exclusão que se estabelecem naquele espaço privilegiado da cidade.
O debate será mediado pela professora Geísa Mattos (PPGS/NERI/UFC).
Para colocar na agenda:
Quando? quinta-feira, dia 13 de abril
Que horário? de 16h30 às 19h
Onde? Auditório do Departamento de Ciências Sociais da UFC (av da Universidade, 2995, 1o andar)
Promoção: NERI-UFC, Linha de pesquisa Cidade, Desigualdades Sociais, Movimentos Socioculturais e Educação PPGS-UFC
—