Português

Podcast reúne antropólogos para discussão sobre LGBTIfobia, família e religião

26 de setembro de 2020

Podcast reúne antropólogos para discussão sobre LGBTIfobia, família e religião

🏳️‍🌈 No cenário atual de crescente violência e discriminação à comunidade LGBTQIA+ na sociedade brasileira nunca foi tão necessário debater sobre discursos LGBTfóbicos cultivados pela maior parte de lideranças e bancadas religiosas e apresentar soluções que valorizem a liberdade, a igualdade, o respeito e os direitos humanos.

Recentemente, um vídeo polêmico viralizou nas redes sociais em que a cantora e pastora gospel Ana Paula Valadão, faz uma declaração homofóbica, atribuindo a culpa pela disseminação da AIDS às relações homoafetivas e difundindo pânico moral da diversidade sexual. Para ela, essas relações além de condenadas por Deus são pecaminosas e  “espalhariam AIDS”, diferente das ligações heterossexuais.

Diante desse panorama de preconceito e violação de direitos das pessoas homoafetivas, o Conflictu Podcast é um programa subversivo e inovador, lugar de fala, contracultura e empoderamento da comunidade LGBTQIA+, criado pelo pesquisador e ativista gay Thales Moura. Ele discute temas de interesse dessa agenda que incluem a liberdade e inclusão religiosa através de entrevistas com convidados e convidadas plurais.

Durante missão acadêmica do Observatório Nacional da Política LGBT em Belo Horizonte em 2019, o Conflictu entrevistou os antropólogos Marcelo Natividade (UFC) e Leandro de Oliveira (UFMG) nos episódios nº 2 e 6 da sua programação. Eles levantaram um qualificado debate sobre controvérsias da agenda LGBTQIA+, ajudando a desconstruir preconceitos e estigmas quando se fala em  “ideologia de gênero”, casamento igualitário, adoção de crianças por casais homoafetivos, discriminação e LGBTfobia na família, nas igrejas, no Estado e na sociedade. Alertaram que violência e preconceitos são aprendizados culturais mas transformações nesse quadro podem ser alcançadas pela pressão e luta dos movimentos sociais, pela atuação de grupos religiosos dissidentes e por políticas públicas de proteção social.

📌 Confira o podcast no Spotify: open.spotify.com/show/6sXyuhWqKF3492r2rtzQ6P

📌 Confira também nosso portal de notícias LGBTQIA+: observatoriolgbtof.wixsite.com/observatorio