Debate sobre Pardos no Ceará a partir do filme “Autodeclarado”: amanhã, dia 3/5, 18h, no auditório do Departamento de Ciências Sociais

Data de publicação: 2 de maio de 2023. Categoria: Sem categoria

Tem se tornado crescente o número de pessoas brancas que se autodeclaram pardas para pleitear o acesso pela política de cotas nas universidades e concursos públicas.

Somente em 2022, a comissão de heteroidentificação da UFC rejeitou a autodeclaração de 127 estudantes que buscaram ingresso como cotistas. Por outro lado, as bancas de heteroidentificação são acusadas de cometerem injustiças ao não reconhecerem certos indivíduos como pardos.

Em um Estado como o Ceará em que 65,7% da população se declara parda, 28% se considera branca, e apenas 5% se reconhece preta, enfrentar esta discussão se torna ainda mais importante.

Com o intuito de contribuir para a reflexão sobre pertencimento racial, estamos promovendo amanhã quarta-feira, dia 3 de maio, às 18h, o debate “Pardos no Ceará e a política de ação afirmativa na UFC”.  Este é também o tema da pesquisa que a professora Geísa Mattos desenvolve desde o ano passado junto com o estudante de Ciências Sociais e bolsista PIBIC, Sérgio Moreira.

Como dispositivo para o debate, vamos apresentar o documentário “Autodeclarado” (2022), de Maurício Costa.

A promoção do evento também faz parte do programa de extensão “Ações para o Letramento Racial no Brasil”, do NERI-UFC.

O debate marcará a parceria do NERI com o Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO), coordenado pelo professor Alexandre Vale, iniciada este ano. Participa também como parceiro nesta promoção o PET-UFC, coordenado pela professora Monalisa Soares.

O evento é aberto ao publico e acontecerá no auditório do Departamento de Ciências Sociais da UFC, que fica na Av. da Universidade, 2775, 1o. andar.

Esperamos vocês no dia 3/5, 18h!

Geísa Mattos
Professora Associada