O Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI-UFC), do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, promove nesta terça-feira, dia 12 de novembro, de 18h30 às 20h, o debate “Racismo Religioso no Ceará” .
A mesa contará com a participação de Jean dos Anjos (artista e antropológo), autor da exposição “Festa baia gira cura”, que entrou em cartaz em setembro de 2023 no Centro Dragão do Mar e permaneceu até fevereiro deste ano. A exposição que ficou conhecida como “Exu te ama”, tornou-se uma referência pedagógica importante para o conhecimento das religiões de matriz africana no Ceará atingindo mais de 25 mil visitantes, ao mesmo tempo em que trouxe à tona racismo e intolerância religiosa.
Teremos também na mesa Leonardo Almeida, antropológo e pesquisador do CEBRAP, recentemente aprovado em concurso para Docente do Departamento de Ciências Sociais, onde será o primeiro professor negro a ingressar por cotas raciais em nosso departamento. Leonardo possui uma ampla pesquisa sobre terreiros no Ceará, e vai apresentar seus importantes achados.
A mesa promete um rico debate sobre arte, umbanda e práticas antirrascistas no cenário contemporâneo cearense. E também sobre casos de exposição de objetos do universo religioso afro-indígena em Fortaleza que evidenciam a continuidade e reedição do racismo religioso.
Horário: 18h30 – 20h
Auditório Luiz Gonzaga – Departamento de Ciências Sociais da UFC
Endereço: Av. da Universidade, 2995 – Benfica, Fortaleza – CE