Seleção de bolsista PIBIC

Data de publicação: 15 de setembro de 2021. Categoria: Bolsas

O professor Jakson Aquino está selecionando aluno(a) do Curso de Ciências Sociais para trabalhar como bolsista remunerado PIBIC no projeto de pesquisa Conformismo, justiça social ou sucesso individual? Posicionamento ideológico das pessoas de baixa renda.

Para se candidatar, é preciso ter concluído Ciência Política III. A seleção consistirá na análise do histórico e em entrevista. Os interessados devem enviar o histórico para jaa@ufc.br até o dia 16 de setembro e estar disponível para entrevista via Google Meet no dia 17 de setembro, a partir das 09:00. Os links para as entrevistas serão enviados por e-mail no dia 17, por volta de 08:30.

Os candidatos devem manter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes pois esse é um dos pré-requisitos para efetivação da bolsa.

Segue resumo do projeto:

Esta pesquisa tem por tema a ideologia econômica entre pessoas de baixa renda. As pessoas que possuem renda abaixo da média nacional seriam as beneficiadas imediatas por políticas de redistribuição de renda e por impostos fortemente progressivos. Entretanto, observa-se nos resultados eleitorais que essas pessoas, que constituem a maioria do eleitorado, nem sempre priorizam políticas econômicas redistributivas em suas escolhas. O objetivo da pesquisa, portanto, é saber quais ideologias econômicas orientam o voto dos eleitores e quais fatores levam diferentes indivíduos a adotarem diferentes ideologias. Identificou-se na literatura pelo menos três ideologias econômicas: conformismo com a situação de desvantagem, posição favorável a políticas redistributivas e aposta no empreendedorismo individual como forma de passar de uma situação de baixa renda para alta renda. O conformismo seria resultado de um processo de resolução de dissonância cognitiva em que a pessoa, sem expectativa de melhorar sua situação, passa a apoiar o sistema que a mantém em desvantagem. O posicionamento favorável a políticas redistributivas é aqui visto como a posição mais racional devido ao seu baixo custo (voto em candidatos que propõem tais políticas). A aposta no empreendedorismo individual tem elevado risco de não sucesso, mas também pode ser vista como racional se considerada a enorme diferença entre enriquecer individualmente e ser parte de uma maioria que apenas melhorou de vida devido a políticas redistributivas. Como metodologia, serão analisados dados de surveys transnacionais que incluem questões sobre renda e posse de bens (para identificar os indivíduos de baixa renda) religiosidade (por ser um dos dados biográficos mais relevantes para temas relacionados a ideologia) e outras questões relevantes. Mais especificamente, pretende-se analisar dados do World Values Survey e AmericasBarometer.